sexta-feira, 17 de abril de 2009

Foi há 4 anos...

Assumo, hoje, um exercício típico e difícil dos jornais e dos analistas nos rescaldos dos Congresso dos PSD: a elencagem dos vencedores e vencidos.

Vencedores:

Bases : Os congressistas foram livres e fizeram história com a maior votação de sempre do PSD: mais de 90%! Os militantes de base foram vibrantes e exemplares.

Luís Marques Mendes : Foi eleito líder cinco anos depois de ter perdido um Congresso onde disputou a liderança. Venceu por uma pequena diferença? É verdade, mas Cavaco venceu na Figueira, em 1985, por uma dúzia de votos, e foi primeiro-ministro dez anos.

PSD : Teve direito ao suspense, espectacularidade e mediatismo habituais e característicos dos seus Congressos. Teve debate e emoção.

António Borges : Há 30 dias era um desconhecido no partido. Tem currículo, tem presença e tem discurso. Terá um papel importante no futuro.

Manuela Ferreira Leite : Sai do Congresso sem uma crítica. Conseguiu ser determinante para a vitória de Marques Mendes. Foi eleita, com uma votação superior à do líder, presidente do Congresso.

Cavaco Silva : Tal como em 85, quem apontou com clareza uma candidatura presidencial venceu. O apetite de vitórias ultrapassa todos os ressentimentos. O sucesso da década cavaquista é um referencial que pesa.

Helena Lopes da Costa, Marco Almeida, Marco António Costa, Virgilio Costa, Mendes Bota e Amilcar Mourão : Dirigentes distritais que deram a cara por uma candidatura que ia ser “esmagada”. Saíram deste Congresso mais fortalecidos do que nunca.

José Eduardo Martins, Henrique Freitas, João Mota Lopes, Anibal Cabeça, Telmo Faria - Jovens com muito talento e futuro. Transmitiram a esperança de que ainda existe ilusão, convicção e coragem.

Fernando Reis, Luís Todo Bom, Arlindo de Carvalho, Mota Veiga, Amorim Pereira - Com muitas outras personalidades, deram o exemplo de “quadros” livres e descomprometidos.

Mota Amaral e Miguel Macedo – Foram cumprimentar os derrotados. A euforia da vitória é compatível com a boa educação.

Durão Barroso: Saiu incólume do Congresso. Está num patamar de respeitabilidade intocável.

Pedro Santana Lopes - Conseguiu o direito à fotografia na galeria dos líderes. E continuará a andar por aí...

José Matos Correia e Nuno Morais Sarmento - Bons “quadros”, resguardados para o futuro.

Vencido:

Luís Filipe Menezes - Por uma vez, saio de um Congresso do PSD com a convicção de que há derrotas formais saborosas. Aos congressistas e às bases do meu Partido: obrigado pelo apoio.

Luís Filipe Menezes in Correio da Manhã 2005

http://www.correiodamanha.pt/noticia.asp?id=156731&idselect=93&idCanal=93&p=94

Sem comentários: