segunda-feira, 14 de junho de 2010

Excerto da Intervenção na AML de 27 de Maio

Exma. Presidente da Mesa da Assembleia Distrital, Dra. Assunção Esteves;
Exmo. Sr. Presidente do Conselho de Jurisdição Distrital, Dr. António Rodrigues;
Exmo. Presidente da Comissão Política Distrital, Dr. Carlos Carreiras;
Companheiras e Companheiros,

Quer começar por dar um cumprimentos muito especial à JSD de Lisboa pela sua presença expressiva nesta AML. É sinónimo que as gerações se renovam.
Permitam-me que felicite os órgãos distritais pela marcação desta Assembleia.
No momento em que o país mergulha numa crise profunda e que nos obrigará a mais sacrifícios, o PSD/Lisboa reúne, envolvendo assim os militantes na discussão de novos rumos para o nosso partido e para o nosso país.
Ainda hoje, o líder do Partido dizia...é preciso explicar aos portugueses o que andamos a fazer e o que o Governo anda a fazer.
Isto para que não nos acusem também de “falta de sensibilidade social” ou de sermos todos iguais.
É importante o debate e é importante a explicação.
Todos somos importantes para MUDAR Portugal. Este é o maior exemplo que o nosso líder Pedro Passos Coelho nos tem dado – é na unidade que o partido apresenta uma alternativa forte ao Partido Socialista.

Os Portugueses sabem que estamos no bom caminho.
Sabem que existe uma nova estratégia no PSD!
Prova disso foi o impacto das propostas apresentadas relativamente ao Plano de Estabilidade de Crescimento, a posição tomada no que concerne às Grandes Obras Públicas ou a responsabilidade na aprovação das medidas de combate à crise.
Hoje Portugal sabe que pode contar connosco!
Nos últimos 5 anos, nunca como agora um líder do PSD esteve tão perto de alcançar a confiança dos portugueses e ultrapassar as intenções de voto no Partido Socialista.
Mas não nos deixemos entusiasmar. Há que fazer mais e melhor.
O partido deve também modernizar-se, reorganizar-se, ser mais ágil.
A reorganização interna anunciada pelo nosso Secretário-geral Miguel Relvas traduz o empenho da actual liderança nacional para aproximar ainda mais o nosso partido à sociedade.

Companheiras e companheiros,
O PSD em Lisboa também se irá reorganizar, com a criação de Secções Concelhias em concelhos onde ainda não as existia.

Não sou dos que dizia que queria muito as Secções Concelhias no Distrito de Lisboa mas também não me incomoda que elas existam.
E enquanto membro da permanente desta Comissão Política Distrital nunca me opus ao seu programa e ao que defendia neste domínio.
Parece-me claro que a introdução das Concelhias permitirá uma maior agilização das estruturas locais existentes.
No caso do meu concelho, o Concelho de Lisboa, a criação de uma Secção Concelhia permitirá, sem dúvida, uma maior harmonia entre os militantes, os núcleos residenciais e o Poder Local.
É que, com estas alterações nas estruturas locais, passarão a existir órgãos eleitos que se irão preocupar exclusivamente com a qualidade de vida dos que residem, estudam e trabalham na cidade de Lisboa
Os militantes passarão a ser militantes de Lisboa e não apenas de uma parte da cidade.
Companheiras e companheiros,
a actual organização das secções no Concelho de Lisboa já não permite que o partido sirva a cidade com eficiência e eficácia desejada,
o que nos tem levado a perder proximidade com os cidadãos e com os Lisboetas.
Torna-se pois, pertinente, que os militantes, nas suas secções e Assembleias de Secção, na Assembleia Distrital, iniciem o debate e apresentarem propostas segundo esta nova realidade.
Não mais importante que o candidato ou os candidatos que se apresentem, são as ideias e os projectos que querem para a cidade e para as suas gentes.

É da geração de ideias que nasce o futuro!
Também o farei com toda a convicção, com espírito de serviço ao partido, a Lisboa e a Portugal.
Porque Lisboa merece melhor!
Porque todos somos precisos. Viva o PSD! Viva Lisboa!

Sem comentários: