quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Prepotentemente...Velhas atitudes, novas palavras

Decorreu ontem, envolto em grande polémica o III Conselho Nacional do PSD deste ano eleitoral de 2009. Incredulidade foi o sentimento dominante na expressão e pensamento da maioria dos Conselheiros e militantes presentes. A tão apregoada renovação das listas de deputados do PSD deu lugar à chamada de nomes habituais do Barrosismo (José Luís Arnaut,José Matos Correia, Teresa Morais, João de Deus Pinheiro, entere outros), à recondução de outros que não são claramenente mais valias para o PSD (Fernando Negrão, Miguel Macedo, Zita Seabra), à inclusão de arguidos em processos judiciais, responsáveis pelas más práticas no Distrito de Lisboa (António Preto e Helena Lopes da Costa) e à incrível presença de José Pacheco Pereira como cabeça de lista e Maria José Nogueira Pinto na lista de Lisboa, em lugar destacado. Esta manta de retalhos afasta o PSD da sociedade civil e retira às bases e às distritais a pluridade que deveria marcar a composição das listas.
O caso de Lisboa é uma verdadeira purga ao jeito Trotskista-Estalinista, como nunca se tinha visto.A retirada da lista de seis indicações da Distrital de Lisboa até ao 20º lugar é um sinal de nepotismo e um erro político que poderá custar a derrota ao PSD neste círculo eleitoral. Só mesmo Manuela Ferreira Leite o poderia fazer.Joga tudo nestas eleições : Se ganhar é a grande vencedora , se perder vai embora, o partido não lhe perdoará este processo eleitoral.Durão Barroso, Santana Lopes, Marques Mendes ou até Rui Rio e Nuno Morais Sarmento nunca poderiam apresentar estas listas , seria um risco muito grande para o seu futuro como dirigentes do PSD.A Presidente do Partido não tem riscos a correr : ou inicia um ciclo como governante ou termina mais um ciclo de liderança do PSD: Ela sabe disso e quer preparar o caminho a quem se seguirá. Não tenho qualquer tipo de dúvidas que a composição das listas foi muito influenciada por Paulo Rangel e pelos obreiros da vitória das Europeias e ainda por aqueles que não liderando o Distrito de Lisboa, deram a vitória a Ferreira Leite nas directas.Neste grupo do PSD, é uma obrigação pagar favores e Manuela Ferreira Leite sabe-o e levou esta máxima bem à letra.
É urgente então repensar qual o papel das Distritais do Partido : Se não servem para escolher os deputados dos círculos eleitorais servem então para quê nestes processos eleitorais? Que legitimidade tem estas indicações e surpresas de última hora nas listas de deputados? Que consequências terá a inclusão de Maria J. N. Pinto na lista de Lisboa , para os acordos autárquicos com o CDS de Paulo Portas, nomeadamente na Coligação Lisboa com Sentido? Porquê a razia total nos apoiantes de Pedro Santana Lopes e Pedro Passos Coelho, com a exclusão deste último a fazer mossa na comunicação social. Os Portugueses apercebem-se do que está a acontecer e não gostam deste tipo de saneamentos e hipocrisias: José Sócrates já o percebeu , Manuela Ferreira Leite também vai entender.
No dia 27 de Setembro estará virada mais uma página para o PSD. Esperemos que seja uma positiva viragem, pois se não for comprometerá o Partido nas eleições Autárquicas de 11 de Outubro mergulhando-o numa crise que poderá tornar-se irreversível.

8 comentários:

Pedro Jesus disse...

Podem publicar os primeiros 20?

nuno disse...

as listas finais do PSD estão on-line em www.psd.pt

Anónimo disse...

Sá Carneiro "limpou" meia Assembleia e a seguir ganhou! Pode ser que a decisão esteja certa. Quem sabe?

nuno disse...

Pois mas Sá Carneiro, tal como Cavaco Silva, Durão Barroso ou até Santana Lopes não deixaram os adversários internos de fora das listas de Deputados...

Anónimo disse...

Nuno admirado? Eu é que fico admirado por estares admirado. Então não era de prever isto? Não foi o que o Preto, e iluminados amigos, fizeram há 4 anos em Lisboa? Fazendo eleger presidentes de junta (bêbados, absentistas militantes -ladróes, uns e outros?), que seriam uma nódoa até em Angola, o estado da ratoneiriçocracia?
É claro que isto é a «credibilidade», mais a «verdade». O PP é que vai ter mais votos -aliás já teve nas europeias...

Anónimo disse...

Ao que isto chegou.Valha-nos Nossa Senhora da Agrela, pois eu tenho pena dela.Acaba uma carreira política da pior maneira.Isto só vai à Cavacada.

Anónimo disse...

Quem serem candidatos a deputados? Perguntem-me como.Façam um peditório para o partido,entreguem a mala num lado qualquer e depois emitam posteriormente recibos verdes de prestação de serviços.Ou então, façam um tráfico de influências numas casitas da Câmara.

zépovo disse...

Se a inveja matasse! Os tachos não chegam para todos, é?!