sábado, 20 de junho de 2009

Ontem na Ordem dos Arquitectos....

Ontem 17 de Junho de 2009, na Ordem dos Arquitectos a apresentação do trabalho do Arq.Miguel Veríssimo, convidado do Ciclo Investigações foi feliz .

Quanto á Sustentabilidade (Gestão de Recursos / Politica), discordo!
Colocou-se os holofotes para a Eficiência Energética, este é apenas um dos parafusos da Dimensão Ambiental. Não é tudo.
O papel dos Arquitectos cada fez mais será de intervir não só no parafuso .Como os profissional de Engenheiras de qualquer coisa fazem, e bem, quando se refugiam atrás de leis, que geram negócio, como o da Certificação Energética, o da Avaliação Imobiliária, assim por diante. Nestas corridas não ganhamos medalhas até hoje.
Para a nossa protecção/sobrevivência, só falta os Actores da Dimensão Institucional gerarem as leis necessárias. Quando houver uma maioria de Arquitectos na Assembleia da Republica será mais fácil este objectivo.
Hoje lidamos com a Concepção de Cenários com diversos Graus de Risco / Rentabilidade (cash flow) tanto ao nível local como global. Somos cada vez mais Gestores de Recursos, outrora denominado Arquitectos (gente sem jeito para o negocio, gente honesta).
Será inevitável que o nome da Ordem que pertencemos terá de ser alterada lá para o meio do ciclo de vida, de Ordem dos Arquitectos para Ordem dos Gestores de Recursos.
Aplicando esta Formula a rentabilidade desejada será alcançada.

Arq. J. Lopes

Sem comentários: