domingo, 31 de maio de 2009

sábado, 30 de maio de 2009

Tontaria Vital

O candidato do PS às Europeias anda mesmo de cabeça perdida.
Já era conhecida a sua intelectualidade trauliteira mas ainda não se conhecia a sua apetência para atirador furtivo.

Dispara contra tudo e todos. Um dia é Cavaco noutro é Santana.
Num dia são mais impostos noutro fala de bancos.

Para quem apenas queria falar de Europa, ainda não se conhece uma ideia sobre a mesma, mas já nos habituou às comparações disparatadas.

Enfim, um tonto!

segunda-feira, 25 de maio de 2009

FALHANÇO DA REABILITAÇÃO URBANA EM LISBOA

Reproduzo o artigo que hoje publiquei, sobre este tema, no Diário Económico:
"A (IN)REABILITAÇÃO URBANA DE ANTÓNIO COSTA
A reabilitação urbana tornou-se sinónimo de gestão racional e eficaz de cidade, não só pela preservação do edificado e espaço público - defesa de memória colectiva - como também instrumento económico de oportunidades e de negócio. Claro que a construção ex novo é mais rápida, mas tem limites, não só de espaço (política de solos), como capacidade de absorção pelo mercado e, a longo prazo, implica reabilitação.
Lisboa possui um edificado diferenciado, necessitando de reabilitação consistente e coerente, que o actual executivo não soube fazer, pois:
1º No plano orgânico-institucional a indefinição do modelo foi uma constante, pois extinguiu duas SRU`s (Oriental e Baixa), invocando o insuficiente trabalho dos respectivos gestores. Ora confundir o desempenho de titulares de órgãos sociais com a razão de ser dessas mesmas entidades, denota não só uma total ausência estratégica, como um argumentário demagógico.
2º A concepção de acção estratégica para a habitação – Programa Local de Habitação – em que a reabilitação é um instrumento, foi desenvolvido em outsorcing político, onde António Costa preferiu celebrar um “contrato político” com o movimento de Helena Roseta, a desenvolver por si tal Programa. Demonstrado ficou, ou que não tinha uma estratégia para esse desafio, ou a tê-la preferiu subordiná-la a um eventual entendimento político-eleitoral no futuro.
3º As iniciativas de reabilitação, algumas meritórias (projectos na Baixa), foram apresentadas de forma descontínua com outros projectos, estes propagandeados precipitadamente (Hotéis de Charme), denotando um grande casuísmo e improvisação nas medidas a desenvolver.
4º Os instrumentos de incentivo financeiro e fiscal tardam e revelam uma total falta de inovação, pois no primeiro caso recorre-se ao esgotado conceito de empréstimo bancário, e no segundo, relativamente ao zonamento de benefícios fiscais da cidade, limitou-se à conversão das Áreas Críticas de Recuperação e Reconversão Urbana com mais de uma década de existência.
Se de António Costa ficámos com uma noção da sua visão sobre a (in)reabilitação urbana na capital, importará conhecer os propósitos dos demais candidatos, em especial Santana Lopes, pois apresenta-se como a principal alternativa para a presidência da capital. Assim, para além do que em tempo lançou, tem que inovar, equacionando uma ligação estreita entre reabilitação/arrendamento, servindo a CML de “avalista” para a redinamização desse mesmo arrendamento. Isto porque nalguns casos esse arrendamento tem fins sociais, satisfazendo carências habitacionais, mas simultaneamente libertando o investimento na clássica habitação social a qual, a médio prazo, implica uma intervenção generalizada de reabilitação e questões sociais e de segurança a emergir.
Deverá surgir pois um “cheque-casa” não só de apoio social, mas também para o segmento jovem, em especial já com famílias constituídas, o que permite uma maior disseminação pela cidade e uma revitalização efectiva da mesma, consequente com a oportunidade de negócio e de formação para pequenas empresas de construção civil, integradas numa “certificação camarária”, facto importante na actual crise.
A CML não se pode demitir de regulador e incentivador de reabilitação relativamente a destinatários de outros sectores económicos, designadamente empreendimentos turísticos, restauração e demais empresas, sempre que as condições o permitem, deve existir um incentivo/penalização para as situações que optem ou não pela reabilitação.
Estas devem ser algumas preocupações de Santana Lopes para demonstrar que o que lançou em 2002 não foram iniciativas avulsas mas tem uma estratégia consistente para a reabilitação urbana, contrariamente ao executivo de António Costa que ao não clarificar e inovar, lançou a (in)reabilitação na capital, beneficiando apenas da iniciativa concebida por Helena Roseta.

PEDRO PORTUGAL GASPAR (Mestre em Ciências Jurídico-Políticas FDUL, Docente Universitário)".

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A VERDADE VENCE SEMPRE!

Companheiros e Amigos,

Muitos foram os que nos últimos tempos perguntaram quais as razões para o que têm acontecido em Santa Engrácia. Não quis emitir nenhum comentário até o assunto chegar ao fim.

No passado dia 27 apresentámos a nossa demissão do executivo da Junta de Freguesia de Santa Engrácia solicitando voltar para a Assembleia de Freguesia.


Agora que já voltei a ocupar o meu lugar na Assembleia de Freguesia, bem como o João Mota sinto-me na obrigação de explicar quais os reais motivos.

Desde que apoiámos outro candidato à Presidência do PPD/PSD no ano passado, que não a Dra. Manuela Ferreira Leite que a Comissão Política da Secção H apoiou, que passámos a ser um alvo a “abater” pelas pessoas que lideram a secção.

O actual Presidente da Junta de Freguesia de Santa Engrácia querendo obviamente ser reconduzido na nomeação para candidato do PSD novamente à Junta aliou-se à CPS/H criando um mau estar dentro do executivo da Junta.

Achámos lamentável que problemas internos do Partido sirvam para destruir o trabalho que se fez numa Freguesia, pela 1ª vez do PPD/PSD, dificultando e retirando pelouros ao 1º e 2º eleitos militantes do PPD/PSD.
Aqui deixo para consulta o documento entregue na Assembleia de Freguesia.

Não posso terminar sem ser como comecei:

A VERDADE VENCE SEMPRE!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Prémio para Luís Filipe Menezes

Luís Filipe Menezes, vai receber mais uma distinção, desta vez pela excelência do seu trabalho como Presidente da Câmara de Gaia.

O Prémio foi atribuído pelo "Forum de Alta Dirección", uma Associação criada em 1982, sob a Presidência honorífica do Rei Don Juan Carlos.

Os prémios "Master de Oro" desta associação destinam-se a reconhecer as pessoas de alta relevância pública que se tenham destacado no âmbito do exercício das suas funções.

Presidido por D. Carlos Escudero de Burón, a "Forúm de Alta Dirección" agrupa mais de 700 directores de todos os sectores da sociedade espanhola.

O "Master de Oro" será entregue a Luís Filipe Menezes pelo Presidente do Fórum de Alta Dirección, D. Carlos de Burón, na Embaixada de Portugal em Madrid, pelas 13h, do dia 28 de Maio de 2009.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Vereador Pedro Simões como Candidato à Câmara de Oeiras

Ontem a Comissão Política da Distrital de Lisboa do PSD reuniu e recomendou o Vereador Pedro Simões como Candidato à Câmara Municipal de Oeiras (28 votos a favor, 6 abstenções e apenas 4 contra).

O PSD de Oeiras não poderia deixar de se congratular com esta posição da Distrital de Lisboa, que assim reconhece que o candidato proposto por esta estrutura local é a opção certa para dar voz aos anseios da comunidade de Oeiras e do nosso Partido.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

5000 Visitas em 5 meses

Passados 5 meses desde que iniciámos este projecto de discussão política da Área metropolitana de Lisboa alcançámos as 5000 visitas ao nosso blog.

Obrigado aos blogers e aos visitantes ;)

segunda-feira, 4 de maio de 2009

35 anos do PSD em Sintra


Para assinalar os 35 anos do PSD, dia 6 de Maio, quarta-feira, pelas 21.15 horas, na Sala Mantero da bilblioteca em Sintra, estará presente o companheiro o Engº Ângelo Correia para uma palestra sobre a situação política e a democracia em Portugal. O evento será organizado pelas Secções de Rio de Mouro e Sintra.